Estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition aponta que a cesariana, principalmente a eletiva (marcada fora do trabalho de parto), pode comprometer o aleitamento materno. Isto porque a amamentação precoce pós-cirurgia cesariana é 43% menor em relação ao parto vaginal.
É importante ressaltar que isso NÃO siginifica que todas as mulheres que optaram por uma cirurgia eletiva não vão conseguir amamentar. O estudo se baseia em dados populacionais e, portanto, refletem os resultados da prática em termos percentuais.
Pesquisas recentes comprovam que o contato mamãe-bebê logo após o parto é fundamental para estabelecer vínculo e estimular a sucção do bebê e a descida do leite. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a criança seja estimulada a mamar na primeira hora de vida, o que não acontece na maioria das vezes em que a cirurgia é realizada.
Outra coisa que pode ser fundamental para o sucesso da amamentação é o início do trabalho de parto. Segundo o estudo, a lactação é mais bem-sucedida na cesariana intraparto (que não é marcada, ou seja, quando ocorre durante o trabalho de parto).
“Postula-se que o ‘coquetel hormonal’ do trabalho de parto pode mediar o início da lactação”, explica Melania Amorim, médica e professora universitária, em seu blog Estuda, Melania, Estuda. “A resposta à ocitocina e à prolactina não somente afeta a interação mãe-bebê como interfere na ejeção láctea e também há diferenças nas concentrações de hormônios reguladores do apetite em bebês nascidos de cesariana eletiva ou de parto vaginal”, completa.
Preparo e cuidado das mamas durante a gestação e após o parto
-
Existem técnicas que podem ser usadas para fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias. Tudo para evitar probleminhas na hora da amamentação.
Cuidados com a mama
A preparação das mamas deve acontecer ainda durante a gestação. É nessa fase que as mamães de primeira viagem devem começar a aprender tudo o que envolve o aleitamento. “A mãe pode, inclusive, procurar um pediatra durante a gestação para se informar sobre a importância da amamentação, a alimentação do bebê e os cuidados que deve tomar”, orienta a Dra. Maria José Mattar.
No geral não é preciso fazer nada. Apenas aguardar o bebê nascer e oferecer o seio à ele será o suficiente para que tudo ocorra bem.
Mas existem algumas técnicas que podem ser usadas na tentativa de fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias.
A regra número um é lavar o bico do peito apenas com água. Não utilize sabonete. Eles já têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada.Antes recomendava-se banho de sol, mas atualmente o banho de sol sem proteção vem sendo cada vez mais desestimulado, seja para que tipo de pele for e que idade for do indivíduo (veja 1º Consenso Brasileiro de Fotoproteção).
Massagens no seio semanas antes do bebê nascer
As massagens são simples de serem feitas e bastante indicadas pelos médicos. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. Esse procedimento ajuda na “descida” do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia.
Diminuir a sensibilidade do bico do seio
Para diminuir a sensibilidade do bico do seio, uma boa dica é usar camisetas sem sutiã, permitindo que o bico tenha atrito com a roupa, isso diminuirá a sensibilidade ao longo do tempo e não irá ferir o bico. Antes recomendava-se esfregar uma esponja no bico do seio, mas muitas mulheres relatam que o bico fica mais sensível devido à fricção mais forte.
Seio com bico invertido
As mulheres com o bico do seio invertido devem fazer uma massagem específica para estimular a saída do bico para fora. Muitas vezes, durante a gestação ele sai naturalmente, caso isso não ocorra, a gestante deve fazer a seguinte massagem: segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio ou girando um parafuso (para esquerda e para a direita).
Cuidados com os seios depois que o bebê nascer
Cremes e pomadas para o bico do seio
Para algumas mães irá funcionar e para outras não. Então você deverá testar caso ache necessário.
Outros procedimentos
Após as mamadas não lave os bicos com sabonete. Seque o bico sem esfregar e deixe-o terminar de secar naturalmente (fora do sutiã). Antes e depois de cada mamada, hidrate os bicos do seio com o seu próprio leite.
Mas o principal é: a posição correta para a amamentação. Se o bebê fizer a “pega” correta, as chances de dor serão mínimas.
Leave a reply