Nada como ver um bebê dormindo tranquilamente. Mas, como conseguir que o bebê durma bem à noite? Não se preocupe, pouco a pouco uma rotina será criada e passada a primeira fase, suas noites serão momentos especiais de gostosos banhos mornos e interessantes sessões de leitura! Enquanto isso, os pais têm muitos perguntas a respeito do sono de seus filhos. A primeira e mais importante é: quantas horas meu bebê precisa dormir? Apresentamos algumas orientações gerais a seguir.
Devido a facilidade da digestão do leite materno, seu bebê irá mamar aproximadamente a cada 2h30min ou 3h. Sendo assim nesses intervalos o bebê dorme.
Após no mínimo 6 meses seu bebê poderá ter um período de sono mais prolongado em virtude da introdução de outros alimentos, não dependendo somente de leite materno.
As cólicas:
Em relação à presença de cólica deve-se:
Movimento: balanço, embalo nos braços da mãe ou do pai. Os movimentos parecem vencer a inquietação. Experimente diversas formas de movimento, pois cada bebê tem seu jeito; Sons: músicas – não muito estridentes, cantigas, zumbido de um ventilador ou outro aparelho;
Contato: pesquisas revelam que carregar o bebê aconchegado ao peito numa “porta-bebê” durante as primeiras horas do dia, quando ele não está chorando, reduz a duração das crises de choro ao anoitecer, mas não a frequência. Depois que o choro começa, o que pode ajudar é fazer uma massagem nas costas do bebê, uma leve pressão na barriga ou enrolá-lo em um cobertor ou manta;
Se o ar ingerido durante a mamada não sair, poderá causar mal estar (cólicas).
“Estou sentindo dor.” O choro de dor é um grito agudo seguido de um pequeno intervalo, quando o bebê para de respirar (chamado apnéia) e de gritos angustiados, seguidos de outro grito agudo. O choro de dor continua quando você pega o bebê no colo.
Soluços:
- Os soluços também são comuns e costumam aparecer em duas situações. A primeira é após as mamadas, quando o bebê está de barriga cheia. Neste caso, basta só esperar o esvaziamento do estômago e o problema estará resolvido;
- A segunda é quando o bebê está com frio (por fralda molhada ou por estar com pouca roupa). Neste caso, basta trocá-lo ou agasalhá-lo melhor e os soluços passam.
Cuidados com o coto umbilical:
- Deixe o maior tempo possível o coto em contato com o ar. Certifique-se que o local esteja sempre seco e limpo;
- Limpar o coto durante o banho com água e sabão;
- Para limpar o coto, utilize um algodão limpo e umedecido em produto recomendado pelo pediatra;
- Após a queda do coto, a região deve ser limpa e seca diariamente para que o processo de cicatrização seja concluído.
Leave a reply