12º semana de gestação


12ª semana de gestação


A gestante

Agora a mamãe já sentirá uma melhora em relação aos enjôos, azias e náuseas que tanto as incomodaram antes. Em algumas mulheres já se pode notar uma “barriguinha”. E a vontade de ir ao banheiro aumenta, já que o crescimento do útero comprime a bexiga.

O bebê

Seu bebê neste período mede cerca de 60 a 90 mm (medida da cabeça ao bumbum – céfalo-caudal) e seu peso é de 13g. Sua face já tem aspecto humano. Os dedos das mãos e dos pés estão separados e as unhas continuam crescendo. Ainda não é possível senti-lo, mas ele se movimenta bastante dentro do útero. A placenta agora é responsável pela sua nutrição. Ele recebe nutrientes e oxigênio do corpo da mãe, e pode sugar e engolir líquidos que o envolve. Seu corpo começa a produzir alguns hormônios.

Por volta dessa semana é possível em alguns casos ouvir os batimentos cardíacos do bebê em sua consulta médica.

IMPORTANTE: Nesta semana seu obstetra irá solicitar o exame de trâslucência Nucal e o Morfológico. O exame ultrassonográfico será realizado para confirmar a idade gestacional (6ª a 12ª semana), para avaliar a viabilidade da gravidez e para medir a translucência nucal (10ª a 12ª semana).

Ultrassonografia transvaginal (a partir da 12ª semana):

Indicada quando a gestação tem alto risco de prematuridade, como no caso de gêmeos, tem como finalidade checar as condições do colo do útero. Se houver probabilidade de uma dilatação precoce do colo uterino, o que pode levar ao parto prematuro, o médico avalia a possibilidade de realizar uma cerclagem uterina (cirurgia que costura o colo do útero para reforçar seu fechamento).

Atenção! Sangramento vaginal ou corrimento vaginal forte, dor ou alteração abdominal, dores de cabeça fortes e constantes, dor ou sensação de ardor ao fazer xixi, vômitos frequentes, desmaios ou confusão mental, procure o médico.

Quanto mais cedo for diagnosticada a causa desses sintomas melhor será o prognóstico.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo