13º semana de gestação


13ª semana de gestação


A gestante

A fase mais crítica terminou, mas os cuidados continuam. A irritabilidade diminui. Seus seios provavelmente ainda estarão crescendo e sua barriguinha ficando cada vez maior. O útero pode ser sentido em torno de 10 centímetros abaixo do umbigo. À medida que o útero estica, você pode sentir o abdômen dolorido e algumas fisgadas nessa região.

O bebê

Seu bebê se desenvolve cada vez mais. Pode chegar a 90mm de comprimento (medida da cabeça ao bumbum – céfalo-caudal) e pesar em torno de 20g. Está completamente formado, cabeça e corpo estão ficando proporcionais. Já engole líquido amniótico e o excreta como urina no próprio líquido que é renovado a cada três horas. Agora se inicia a fase de maturação dos órgãos.

QUARTO DO BEBÊ

Nesta fase, a futura mamãe já pode começar a pensar no projeto do quarto do bebê. A dica é conferir lojas ou revistas especializadas que podem ajudá-la com a decoração, cores e temas, quais móveis serão necessários e como montar um quarto seguro e livre de itens que possam provocar alergias.

EXAMES DESSA FASE:

Amniocentese (a partir da 13ª semana):

Semelhante à biópsia do vilo corial, também objetiva a constatação de anormalidades genéticas no feto. Nesse exame, porém, a amostra analisada é do líquido amniótico, que envolve o bebê. Assim como no exame anterior, existe o perigo de causar um aborto.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo