18º semana de gestação


18ª semana de gestação


A gestante

Ansiosa para a próxima consulta ao obstetra ou para fazer o próximo ultrassom… é assim que a maioria das gestantes se sentem. Agora os movimentos do bebê serão sentidos mais fortes e o útero está 2 cm abaixo do umbigo. O ideal é que a mamãe tenha ganhado cerca de cinco quilos.

O bebê

Agora ele cresceu para valer. Já mede entre 14 e 16cm e pesa quase 150g. Seu desenvolvimento continua a todo vapor. O bebê já escuta seus batimentos cardíacos e os barulhos que o sangue faz ao correr pelo cordão umbilical e um pouco mais para frente escutará tudo o que a mamãe falar. As retinas se tornam sensíveis à luz e os ovários das meninas já estão diferenciados.

É BOM SABER

Esse é o momento da gravidez para fazer o enxoval e comprar os móveis do quarto do bebê, pois já não existe o mal-estar do início da gravidez, o perigo do abortamento passou e o peso da barriga ainda não atrapalha na respiração e caminhada.

É bom visitar maternidades para escolher a que melhor se encaixe em suas necessidades como localização e equipe especializada.

EXAMES DESSA FASE:

Fibronectina fetal (18ª à 24ª semana):

É uma análise da secreção vaginal para avaliar a chance de nascimento prematuro. Realizada em mulheres de alto risco para parto prematuro, como as que tiveram o problema em gestação anterior ou apresentam o encurtamento do colo uterino.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo