20º semana de gestação


20ª semana de gestação


A gestante

Entramos na metade da gravidez. O útero está na altura do umbigo. E por acaso você sentiu um líquido branco sair de seu seio? Não se assuste. É o colostro. O leite que amamentará o bebê nas primeiras mamadas. Quando as mamas forem levemente massageadas uma pequena quantidade pode ser liberada.

Nessa fase da gestação é bom usar roupas leves e confortáveis. Caso se sinta muito cansada, converse com seu médico. Pode ser anemia, o que é muito ruim tanto para você quanto para o bebê. É bom intensificar o consumo de ferro encontrado também em alimentos como carne vermelha, gema de ovo, fígado e vegetais verde-escuros.

O bebê

O bebê continua a crescer. Nesta semana mede cerca de 18cm e pesa 260g. Todo seu corpinho está coberto de uma secreção das glândulas sebáceas. É o vernix que serve para proteger a sua pele do líquido amniótico. O sistema nervoso do bebê está mais complexo e os cinco sentidos estão desenvolvidos. Seu bebê já tem a audição perfeita!

IMPORTANTE: O segundo exame ultrassonográfico, se possível com avaliação morfológica, deve ser realizado entre 18 e 24 semanas, para se avaliar o crescimento fetal, identificar as estruturas do feto e determinar o sexo do bebê.

EXAMES DESSA FASE:

Ultrassonografia morfológica (Entre a 20ª e a 22ª semana de gestação): Além de medir o feto e estimar seu peso, esse exame analisa os órgãos do bebê, que, a essa altura, já se encontram formados. Na maioria dos casos, é possível visualizar o sexo da criança. Se o aparelho usado for de tecnologia 3D ou 4D, consegue-se até mesmo observar seus traços faciais.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo