28º semana de gestação


28ª semana de gestação


A gestante

A barriga da mamãe só cresce. Você deve ter ganhado uns 10 quilos. O útero está 8cm acima do umbigo. E a dificuldade para respirar ficará mais incômoda e a acompanhará até o fim da gestação. Caso apareça uma linha escura que vai do umbigo até os pêlos pubianos, chamada de linha negra, não se assuste. Ela costuma desaparecer até 12 meses depois do nascimento do bebê.

O bebê

Nessa semana o bebê passa a se mexer menos, embora ainda tenha espaço para isso. Os cabelos estão maiores e o cérebro bem ativo na formação de dobras específicas. A medida do bebê é de 30cm e seu peso está em torno de 1,1kg.

IMPORTANTE: Se fizer mais de cinco anos da última vez que realizou a vacina dupla ou a tríplice, está na hora de programar a sua vacinação antitetânica para prevenir o tétano umbilical, muito comum antigamente e em partos domiciliares.

EXAMES DESSA FASE:

Ecocardiografia fetal (a partir da 28ª semana):

Com um aparelho de ultrassonografia, observa-se detalhadamente o funcionamento do coração do bebê. Esse exame vem sendo cada vez mais adotado pelos médicos como uma rotina, dentro do pré-natal, mesmo para pacientes de baixo risco. Entretanto, muitos obstetras ainda o requisitam apenas para situações específicas, em que a probabilidade de anomalias cardíacas no feto é maior. Alguns desses casos ocorrem se a mãe tem alguma malformação congênita do coração ou quando é constatada uma alteração cromossômica no feto.

Perfil biofísico fetal (após a 28ª semana):

Realizado por aparelho de ultrassom, esse exame é solicitado quando existe a suspeita de o desenvolvimento do bebê estar comprometido. Indicado nas gestações de alto risco, ele avalia movimentos respiratórios, movimentos dos membros, tônus muscular, reatividade da frequência cardíaca e volume do líquido amniótico.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo