3º Mês do bebê



3º Mês


Desenvolvimento do bebê

Com 3 meses o bebê já consegue levantar e controlar sua cabeça quando está de barriga para baixo, fixa o olhar mostrando preferência por algumas pessoas e objetos, além de responder a gestos e brincadeiras com sorrisos e sons, sendo assim mais interativo. Geralmente os movimentos são lentos e repetidos, pois o bebê está percebendo que consegue controlar seu corpo.

Agora sua visão já esta mais clara e ele a utiliza para se relacionar com quem o rodeia, também já aprendeu a usar a visão e a audição juntas, pois caso aconteça um barulho já levanta a cabeça e procura sua origem. Em certos casos, durante o dia o bebê pode apresentar algum grau de estrabismo, como se estivesse vesgo, isso acontece porque não existe ainda controle total dos músculos dos olhos. Basta tapar os olhos com as mãos por 2 segundos, que voltaram ao normal.

Entretanto é importante estar atento às reações do bebê ao estímulos que lhe são atribuídos, pois é a partir desta idade que podem ser diagnosticados problemas como o défice de audição ou visão.


Sono

O sono começa a regularizar e o relógio interno começa a sincronizar-se com a rotina da família, em média 15h por dia. Muitos já dormem a noite toda porém, é necessário que osacorde e ofereça leite a cada 3 horas.

As fraldas devem ser mudadas sempre que o bebê fizer cocô, pois isso acaba perturba o seu sono, porém deve evitar fazer estas trocas durante a noite para que o sono não seja interrompido, e quando possível, deixá-lo sem fraldas por meia hora, para evitar assaduras.

O bebê pode dormir de lado ou de costas porém, nunca de bruços, essa posição aumenta riscos de morte súbita do lactante.


Alimentação

A alimentação no 3º mês do bebê deve ser somente por amamentação, seja por leite materno ou por fórmula, e recomenda-se que seja mantida os 6 meses. Não sendo necessários complementos, como água, chás ou sucos, pois a amamentação é o suficiente para manter a nutrição e hidratação do bebê até o 6° mês.


Como deve ser as brincadeiras

Aos 3 meses, as brincadeiras podem ser úteis para estimular e aumentar o vínculo com o bebê, sendo recomendado que nesta idade os pais:

  • Deixem o bebê levar a mão à boca para que comece a se interessar em pegar objetos

  • Ler para o bebê, variando o tom da voz, usando sotaques ou cantando, pois isso ajudará a desenvolver a audição e aumentará o vínculo afetivo

  • Estimule o tato do bebê com diferentes materiais

  • Ao brincar com o bebê, dê tempo para que reaja e responda o estimulo.

É importante que os brinquedos do bebê sejam grandes, sem pontas e na faixa etária correta. Além disso, devem ser evitados bichinhos de pelúcia nesta idade, já que podem desencadear alergias.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo