5º Mês do bebê



5º Mês


Desenvolvimento do bebê

Nessa fase, é comum que o bebê já saiba rolar de um lado para o outro, que consiga se apoiar pelas mãos e mostre interesse em objetos ou partes do corpo os levando até à boca.

Com 5 meses, o bebê se comunica usando o som das vogais “ah”, “eh” e “oh” e das consoantes “m” e “b”, para ele mesmo, para os seus brinquedos ou quando alguém fala com ele ou diz seu nome. Agora ele já reconhece os familiares e começa a entender se alguém é estranho, e começa e demonstrar emoções como alegria e descontentamento.


Sono

O bebê deve dormir entre 12 a 16 horas por dia, incluindo os cochilos, sendo importante que sejam curtos e ao longo de todo o dia, não devendo ser ao final da tarde para não prejudicar o sono durante a noite.

É importante que o bebê tenha os mesmos horários para dormir e acordar, criando uma rotina de sono. Para garantir um melhor sono, se pode dar banho, colocar música para relaxar e criar um ambiente calmo e com luz baixa no quarto.


Alimentação

A alimentação do bebê com 5 meses deve ser feita exclusivamente com leite materno ou leite de fórmula, mantendo-a até aos 6 meses, uma vez que até essa idade, o leite tem todos os nutrientes e vitaminas que o bebê precisa para crescer e se desenvolver, não sendo necessário dar água ou outros alimentos.


Como deve ser as brincadeiras

É importante que os pais façam brincadeiras para ajudar seu bebê a se desenvolver, como brincar no chão, falando os nomes dos objetos e deixando o bebê de barriga para baixo tentando alcança-los.

Outro exemplo de uma brincadeira pode ser feita é cobrir uma lanterna com um pedaço de plástico colorido, acendendo-a e fazendo com a lanterna movimentos na parede ao mesmo tempo que se conversa com o bebê sobre as características da luz, como ser bonita, a sua cor ou ser brilhante. Assim, os pais ajudam a desenvolver a visão e os movimentos do bebê.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo