8º Mês do bebê



8º Mês


Desenvolvimento do bebê

No 8º mês, o bebê já tem força e energia que permitem que sentar sozinho e até apoie em móveis para tentar se levantar sozinho. Nessa fase, é importante manter longe objetos que possam machucar, assim o bebê terá mais liberdade e segurança para engatinhar, o que pode acontecer a partir dos 8 meses. No entanto, alguns bebês levam mais tempo para engatinhar ou tentar se levantar sozinho, e alguns vão direto do rolar para o andar, isto varia muito de bebê para bebê.

Com 8 meses, o bebê não gosta de ficar quieto e ja pega seus brinquedos com uma relativa facilidade, transferindo objetos de mão para mão, batendo blocos uns nos outros, arremessando uma bola ou encaixando uma série de copos de tamanhos diferentes uns nos outros. Além disso, é importante nessa fase, olhar nos olhos do bebê enquanto brinca e fala com ele, pois estimula seu desenvolvimento mental e social.

O bebê com 8 meses não gosta de ficar sozinho e pode ficar ansioso ou triste quando percebe que a mãe vai sair ou que ele não irá junto. Para ajudar a diminuir a ansiedade da separação, pode-se oferecer um objeto ao bebê para que se sinta mais seguro, tranquilo e confortável, como um cobertor ou um brinquedo que o bebê goste. Além disso, o bebê já reconhece rostos que são familiares e pode se sentir com medo, inquieto, ansioso, inseguro ou choroso na presença de pessoas estranhas.

Nesta fase, as habilidades de linguagem e comunicação continuam a se desenvolver e o bebê pode começar a emitir sons como "má-má" e "pá-pá". Além de que o bebê também começa a entender melhor as palavras que os pais falam e, por isso, é importante conversar e ler para o bebê, colocar músicas ou cantar para estimular a audição, e assim introduzir novos sons, sílabas e palavras simples, incentivando o bebê a repetir o que ouve. Nesse período o bebê também começa a entender a palavra “não” e a responder ao seu nome.


Sono

O sono do bebê é mais tranquilo e ele já consegue dormir de 12h a 14h por dia, direto ou divididas em dois períodos, e também pode tirar uns cochilos de 20 a 30 minutos durante o dia.


Alimentação

No 8º mês a alimentação do bebê deve ser o mais natural possível, incluindo papinhas salgadas e de frutas, sopas, proteínas (como carne ou frango), porém em pedaços pequenos para evitar possíveis engasgos, além de alimentos de fácil digestão como arroz, batata ou macarrão.

Para estimular o desenvolvimento do paladar do bebê, pode-se dar cada alimento separadamente preparados com texturas e de formas diferentes. Além disso, caso o bebê tenha alguma alergia, é possível identificar o tipo de alimento que causou.

Nesta fase, já se pode oferecer ao bebê alimentos como amendoim em farinha, devido ao risco de aspiração, ovo, peixe ou frutos do mar, sendo até recomendados pela Sociedade Brasileira de Pediatria como forma de evitar o desenvolvimento de alergias no futuro.


Como deve ser as brincadeiras

O bebê com 8 meses precisa de brincadeiras e atividades que estimulem o desenvolvimento intelectual, sensorial e a coordenação motora como oferecer brinquedos e objetos de cores, formas, tamanhos e texturas diferentes, estimular o bebê a encaixar objetos como cubos ou bolas, ou até mesmo a tampa em uma panela, brincar de esconde-esconde, colocar o brinquedo longe para estimular o bebê a alcançá-lo ou colocar o brinquedo que flutuam na banheira na hora do banho, por exemplo.

É importante que as atividades sejam feitas em um local seguro para o bebê, de preferência no chão e longe de objetos que possam machucar a criança.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo