9º Mês do bebê



9º Mês


Desenvolvimento do bebê

O bebê com 9 meses tem quatro dentes, dois incisivos centrais superiores e dois incisivos centrais inferiores. Entre os oito e os dez meses, podem nascer os dentes incisivos laterais superiores.

O bebê com 9 meses já engatinha para subir escadas, segura um objeto com as duas mãos, fica sentado sozinho numa cadeira, aponta com o dedo para os objetos ou pessoas, pega os objetos menores em pinça, com o polegar e o dedo indicador e bate palmas. Neste mês, o bebê com 9 meses é, geralmente, receoso, tem medo de altura e de objetos com barulho alto como o aspirador de pó.

O bebê com 9 meses já se relaciona bem com as outras pessoas, chora se ouvir outra criança chorando, sabe que é ele quando se olha para o espelho, já fala "mamãe", "papai", imita a tosse, pisca os olhos, já começa querendo andar, imitando os passos e segura sozinho a mamadeira para tomar.

O bebê com 9 meses que não engatinha deve ser avaliado pelo pediatra porque pode ter um atraso no desenvolvimento.


Sono

O sono do bebê é sossegado pois nesta idade, o bebê costuma dormir entre 10 e 12h por dia divididas em uma ou duas sestas.

O bebê com 9 meses que não dorme de dia, geralmente dorme mal à noite, por isso é muito importante que o bebê faça pelo menos uma sesta durante o dia.


Alimentação

Na alimentação do bebê com 9 meses é indicado:

  • Oferecer peixe fresco ao bebê pelo menos uma vez por semana junto com o purê de legumes ou de batatas, como o badejo, o linguado ou o namorado, pois o peixe ajuda no desenvolvimento da tiroide e no crescimento do bebê;

  • Oferecer o abacate ao bebê para sobremesa, pois é uma fruta muito nutritiva;

  • Quando der comida ao bebê, separar os alimentos para que ele experimente um de cada vez e não misturar tudo num prato para que o bebê conheça os diferentes sabores;

  • Oferecer 5 ou 6 refeições ao bebê;

  • Começar a tirar a mamadeira ao bebê para que ele comece a se alimentar com colher e copinho;

  • Evitar o sal, as carnes gordurosas como a carne de porco, as frituras, a manteiga, a mortadela, o bacalhau, o bagre e a cavala.

O peixe deve ser cozido, amassado e misturado ao purê de legumes ou de batata. A água que é dada ao bebê deve ser filtrada não pode ser do poço, pois pode estar contaminada sendo perigosa para o bebê.


Como deve ser as brincadeiras

O bebê já é capaz de brincar sozinho e consegue se divertir com qualquer objeto, como uma bola ou uma colher, por exemplo. No entanto nenhuma criança deve ser deixada sozinha, pois pode ser perigoso.

Uma boa brincadeira é conversar com o bebê, dando a maior atenção possível só para ele. Ele vai gostar de tentar imitar o que você diz e também suas expressões faciais.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo