Alimentação na amamentação e cuidados com a saúde do bebê



Nutriz:

Durante o período de amamentação ocorre um aumento de 4 a 5% na taxa de metabolismo basal da nutriz, devido ao gasto adicional para a síntese de leite. Portanto, nos primeiros 6 meses deve haver um acréscimo de aproximadamente 500 calorias/dia em sua dieta.


Alimentação da nutriz:

A dieta da lactante deve ter variedade, com todos os grupos de alimentos.


Curiosidade:

Para cada litro de leite que a mãe produz há um dispêndio de 900 calorias.

Cuidado! Mãe que toma pouco líquido corre o risco de se desidratar e diminuir a produção de leite.


Lembre-se: quanto mais colorida for a sua alimentação, mais nutrientes diferentes você estará ingerindo!


Cuidados com a saúde do bebê


Cólicas, o que fazer?

VERIFIQUE:

1º passo: se o bebê não está engolindo ar na mamada;

2º passo: se o bebê não está mamando apenas o leite do início da mamada (maior teor de lactose favorece formação de gases);

3º passo: os alimentos consumidos: faça um recordatório escrito;

4º passo: excesso de ansiedade e nervosismo da mãe.


Dicas:

Fazer massagens circulares na barriga do bebê no sentido horário ou deitálo com as costas para baixo e f exionar as perninhas ou ainda colocá-lo sobre uma almofada com a barriga para baixo, deixando as perninhas mais baixas e fazer massagens nas costas pode ajudar a melhorar as cólicas.

Outra dica é a mãe ouvir música suave e/ou fazer pequenas caminhadas para relaxar.


Curiosidade:

O pico de bebida alcoólica no sangue é de cerca de 30min a 1 hora após o consumo. Não esqueça: evite sempre o álcool, principalmente próximo ao horário da mamada.


Restrinja o consumo:

Mais de três xícaras de café, chás que contenham cafeína e refrigerantes, chocolate, alimentos com corante.

Lembre-se de não fumar nem fazer uso de bebidas alcoólicas.


LEMBRE-SE: uma mãe saudável, bem nutrida, tem mais chances de amamentar plenamente com SUCESSO!

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