As doenças mais comuns nos primeiros anos de vida da criança - parte 5


Dentição

O nascimento dos dentes pode trazer muito desconforto e sintomas desagradáveis ao seu bebê. Outro problema relacionado à dentição é o bruxismo. Passageiro ou não, o bruxismo é o hábito de apertar ou ranger os dentes inconscientemente, tanto de dia quanto de noite.


Ouvido

A otite é, hoje, a segunda ou primeira causa de procura de pais e mães ao pediatra e a maior causadora de prescrição de antibióticos para crianças. Com a dor, elas costumam ficar mais irritadas e agitadas o que é frequentemente confundido com a hiperatividade.


Pele

Nem toda mancha na pele, que coça e descama é micose. Mas os pais devem ficar atentos para conhecer os sintomas, o que é fundamental para saber a hora certa de procurar um médico para micoses em crianças.


Impetigo

Infecção da pele causada por germes. Dependendo do micro-organismo causador da lesão, há o risco de complicações.

Sintomas: Pequenas bolhas com pus, muitas vezes imperceptíveis, que rapidamente se rompem e deixam a região afetada recoberta por crostas espessas, de aspecto semelhante ao mel ressecado. Algumas vezes aparecem várias lesões pequenas e espalhadas. Outras poucas lesões, que aumentam de tamanho progressivamente podem desaparecer de repente ou se espalhar. É mais comum no verão e atinge principalmente áreas de dobra da pele.

Tratamento: Em casos simples, consiste na remoção das crostas, limpeza das lesões e aplicação de pomadas antibacterianas. Nos mais graves, o dermatologista pode prescrever antibióticos orais.

Prevenção: Manter as mãos da criança sempre limpas e com as unhas curtas.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo