Então, o que é uma dieta equilibrada?



É aquela que contempla:

  • O que comer:

Variedade, proporcionalidade, muitos vegetais, preferindo os integrais, sem restrições, preparada com pouca gordura, sal e açúcar.

  • Quanto comer:

Moderação em alimentos mais calóricos e fartura de vegetais.

  • Como comer:

Mastigar bem, comer com atenção, sempre sentado diante do alimento.

  • Quando comer:

Fracionadamente. Várias (no mínimo 5) pequenas refeições ao longo do dia.



Ganho de peso na gestação

Deve ser suficiente para promover o desenvolvimento completo de seu bebê e também para armazenar líquido e gordura para o aleitamento. Lembre-se que algumas mulheres podem perder peso no início da gravidez. Cada mulher tem a sua variação individual de ganho de peso. A média é de 9 a 15Kg. Na gestação múltipla faz-se um acréscimo de ± 4,5kg por bebê. Geralmente considera-se que o ganho de peso deve ser de até 1,8kg no 1º trimestre e de cerca de 400g por semana nos 2º e 3º trimestre. O ganho de peso é maior entre a 20ª e a 34ª semana, tem seu pico em torno da 30ª e 31ª semana e sofre desaceleração na 36ª. Não deve haver perda de peso no final da gestação. Ganho de peso excessivo está ligado ao aparecimento de diabetes, hipertensão e a riscos obstétricos. O peso pré-gestacional é um indicativo muito importante para a avaliação do ganho de peso gestacional.


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