Nona semana de gestação


9ª semana de gestação


A gestante

Nesse momento, os seios se tornam mais volumosos e sensíveis. Sem dúvida, você precisará de novos sutiãs. As gengivas da mamãe podem dar uma amolecida, os cabelos ficam menos oleosos e a pele mais limpa. As roupas usuais já estão mais apertadas, precisando de novas e mais confortáveis.

O bebê

O embrião agora está do tamanho de uma uvinha, com cerca de 28mm e pesando cerca de 4g. Ele tem um tamanho desproporcional. Sua cabeça é bem maior em relação ao seu corpo, como seus membros superiores são maiores que seus membros inferiores.

Sua pele é tão fina quanto a pálpebra que cobre seus olhos. O clitóris se forma (caso o bebê seja do sexo feminino), mas ainda não é possível ver o sexo do bebê. Pescoço está bem desenvolvido assim como suas mãos, pés e orelhas.

IMPORTANTE: As mamães podem apresentar problemas dentários durante a gravidez. Esses problemas sempre estiveram associados à falta de cálcio no organismo. Hoje se sabe que acontece uma alteração na saliva das gestantes por causa dos hormônios da gravidez que provocam cáries e sangramentos gengivais.

GESTANTES - CALENDÁRIO VACINAL

A vacina para mulheres grávidas é essencial para prevenir doenças para si e para o bebê. Elas não podem tomar as mesmas vacinas que qualquer adulto e, portanto, têm um esquema vacinal diferenciado. Veja as vacinas indicadas para gestantes:


  • Hepatite B - Três doses, de acordo com a situação vacinal

  • Dupla Adulto (DT) - Três doses, de acordo com a situação vacinal

  • dTpa (Difteria, tétano e coqueluche) – Uma dose a cada gestação a partir da 20ª semana de gestação.

  • Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza (Gripe)


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo