O papel do profissional da saúde no incentivo ao aleitamento materno


Ao contrário do que ocorre com todos os demais mamíferos, a mulher não amamenta como um ato instintivo, por isso ela deve aprender como realizar o aleitamento e compete ao profissional de saúde, participar ativamente deste ensinamento.

O profissional tem várias oportunidades de atuação desde a primeira consulta pré-natal até o final do puerpério, de modo que a sua conduta e o seu empenho podem se constituir em poderosas armas a favor do aleitamento materno.

Vamos falar de como você, profissional da saúde pode ajudar ativamente desse ensinamento: no pré-natal; no trabalho de parto; no parto vaginal; na cesárea; no puerpério.

Definição de aleitamento materno exclusivo

Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), um lactente é amamentado de forma exclusiva quando recebe somente leite materno (de sua mãe ou ordenhado) e não recebe quaisquer outros líquidos ou alimentos sólidos à exceção de gotas de vitaminas, minerais ou outros medicamentos (WHO, 2008). A duração ideal da amamentação exclusiva, recomendada pela OMS é de 6 meses.

Nós, equipe da Bellamaterna, somos apoio, informação e orientação à essa mãe, que em meio ao desespero nos procura, confiando que poderemos guiá-las a um caminho seguro.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo