O que é o EPI-NO?



O que é EPI-NO?

O EPI-NO é um aparelho feito de silicone inflável, ligado a um medidor de pressão, que simula a cabeça do bebê para treinar o assoalho pélvico da vagina até o momento do parto. Ele foi criado na década de 1990, por um médico alemão, para evitar que a episiotomia fosse feita no parto normal, por isso, seu nome vem de “episiotomia não”.



O EPI-NO pode ajudar no parto?

O EPI-NO atua no alongamento da musculatura do períneo. O balão insuflado ajuda a gestante a treinar a expulsão, simulando a força que é preciso fazer durante o parto.

Esse treinamento deve ser feito sob a supervisão de um fisioterapeuta especializado em assoalho pélvico. Com a orientação do especialista, a gestante deve introduzir o balão de silicone no canal vaginal e insuflado progressivamente.

A gestante pode começar a usar o EPI-NO a partir da 34ª semana de gravidez e com a liberação do obstetra. É fundamental que o fisioterapeuta especializado faça uma avaliação para identificar as condições de cada gestante, pois as mamães com maior dificuldade para controlar a musculatura ou com músculos rígidos precisam se preparar mais.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo