Oitava semana de gestação


8ª semana de gestação


A gestante

O útero da futura mamãe está aumentando de tamanho e por isso pode causar dor na parte inferior do seu abdômen. O útero cresce, mas ainda não é perceptível por fora. Enjôos e azias ainda podem continuar ou aparecer.

O bebê

Seu bebê esta semana pode chegar a 20mm e pesar quase 3g. As partes mais importantes já estão formadas, mas ainda não funcionam. Elas ainda crescerão e ficarão mais especializadas.

Formam-se os dentes e músculos faciais. Braços e pernas estão se alongando e os dedos estão visíveis. No caso dos menininhos, o pênis começa a aparecer e o esqueleto a se ossificar. Haverá um rápido crescimento nas próximas semanas.

IMPORTANTE: Nesta semana a mamãe poderá fazer o exame de sexagem fetal para descobrir o sexo do bebê. A Sexagem Fetal é um teste não-invasivo, com excelente grau de acerto, a mamãe não precisa de nenhuma preparação especial (não há necessidade de jejum) e todas as grávidas podem se submeter a ele.

Participação da família no pré-natal

É importante que a família da gestante se envolva na chegada do bebê desde a descoberta da gravidez. Por isso, se for possível, leve o companheiro (a) a todas as consultas. Na impossibilidade do pai da criança participar neste momento, leve alguém da família ou outra pessoa que você tenha confiança.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo